terça-feira, março 06, 2007

Dia 37 - sinais...

Não sei se este post poderá ser considerado um post, mas enquanto alguém com tempo para essas coisas pensa nisso, vou escrevendo aqui qualquer cena...

Há uns dias atrás fui a uma grande superfície comercial para efectuar aquilo a que os - estrangeiros que porventura gostam de se exprimir em Inglês para retratar as suas actividades - apelidam de "Window Shopping". Esta expressão é estranha, mas não me apetece falar nisso agora. Mas antes que os leitores opositores ao consumismo se saiam com "Ah e tal, 'Oh tu!', não esperava que sucumbisses à garra opressiva do capitalismo, essas forças negras que pretendem subjugar as mentes do proletariado com a cultura do não-pensar!!" e de seguida venham ter comigo com archotes e outros itens cujas características intrínsecas têm altas probabilidades de me causar Dor, quero apenas fazer uma ressalva. Já está. Ah, e já agora, o meu objectivo inicial aquando da ida à referida superfície era um: Jantar.

=== Observação (saltar esta parte, ou ao pé-coxinho se quiser ler algo com mais importância) ===

Enquanto jantava, o clube futebolístico da minha afeição concretizou mais uma grande vitória sobre uns outros tipos quaisquer que até jogaram "benzinho"... ah, e ao mesmo tempo que este feliz evento se ia desenrolando, 3 preguiças e um papa-formigas decidiram rapar o cabelo e mudar de nome para "Tó".

=== Fim da supra-citada observação===

E quando é que escrevo alguma coisa importante? Calma, estou a chegar lá.

Ao entrar no sítio já referido previamente, reparei em algo extremamente importante e, vá lá, estúpido.

Os avisos colocados à entrada destes estabelecimentos. De entre de os já costumeiros sinais de "Proibida a entrada a animais (que tenham um aspecto semelhante ao de um cão, os outros podem... acho)" e " Proibido filmar", estava um que me fez pensar, e vou descrevê-lo, para vos fazer pensar também. Era circular, de cor vermelha e tinha no seu centro UM PATIM DE GELO. Ou seja, é proibido entrar naquele "shopping center" com patins de gelo calçados. Este fenómeno, aliado ao facto de o aviso estar colocado na entrada do terraço do shopping (conduzir com patins de gelo?), força-me a formular uma questão, que julgo ser de extrema importância:

Pronto, duas questões...

1. Quem, no seu perfeito juízo, planeia ir às compras com um par de patins de gelo nos pés, num país mediterrânico?

2. Porquê "Tó"?

Continuando...
A sinalética (à falta de palavra melhor) das grandes superfícies comerciais até é interessante, no sentido em que torna possível comunicar conceitos complexos com relativa facilidade (não liguem a esta parte, ouvi um professor meu dizer isto e pareceu-me interessante). Mas ao ponto de limitar a liberdade de calçado de cada um e mesmo censurá-la, aí já me parece um pouco mau...
Segundo estudos realizados por pessoas que fazem estudos, muitos destes avisos surgem após algum evento no qual a inexistência de uma regra específica conduz a alguma situação perigosa. E depois? Basicamente as pessoas querem à força toda impedir que um cidadão normal coloque terceiros e a sua própria pessoa em perigo... e eu acho que isso é mau. Não me refiro obviamente aos atentados bombistas e essas cenas, porque acho que já existem algumas leis que vão contra isso. Refiro-me ao respeito pela liberdade criativa... já pensaram no trabalho que dá subir até ao topo de uma grande superfície comercial com patins de gelo calçados?

Se algum amante do perigo (ou muito íntimo) estiver a ler isto...

VAMOS INVADIR OS "SHOPPINGS" COM PRANCHAS DE SNOWBOARD NOS PÉS!

Ou então DISFARÇADOS DE ARARAS!


Seria engraçado...

E o sinal de proibição daí derivado também...


Tenham medo. Muito medo.

3 comentários:

B disse...

Porque "Tó" é fácil de dizer e sempre é nome de pessoa. Quanto às pranchas não sei... mas sem dúvida que as botas derivadas de peluches deviam ser proibidas nos centros comerciais!

PS: também ouvi dizer qualquer coisa de que existe uma lei contra os atentados terroristas, mas não dou certezas.

B disse...

Oh pah... esqueci-me de dizer que o blog está com aspecto diferente... ah e tal.. mais branco! Colocaste-o na lixívia?! É o que dá não saber trabalhar com a máquina de lavar blogs!

Filipa Moreira disse...

Pois, mas sabes que os patins podem ser perigosos. Imagina que um idoso vai de patins para o shopping e se desequilibra... O que é que tu fazes? Ris, e ris muito... E isso é perigoso, porque faz rugas. E depois se tens rugas ficas parecido com aqueles cães pachorrentos e não te deixam entrar no shopping.
(Isto de estagiar no DEMEGI tem piada porque posso ler este blog com regularidade)