Hoje deu-me para sair à rua e questionar as pessoas que lá passam, esse amontoado heterógeneo de experiências, vivências, sonhos, desejos....... - preencher o espaço seguinte com o género de coisas lamechas com os quais algum escritor "pop" venderia mais 2 ou 3 livros, suficientes para comprar mais duas ou três vivendas no Gabão - ... continuando, saí à rua e armei-me em repórter, comecei a perguntar às pessoas o que é que achavam desta coisa dos exames do Secundário, e obtive resultados interessantes, no mínimo. Cá vai:
" - Eu acho que os exames fazem tanto sentido como o capachinho do Marante. "
" - Eu considero a existência de avaliações por forma de um exame escrito aos alunos que frequentam o secundário como sendo vitais para a formação de uma sociedade estável, pois considero a cultura e educação como pilares essenciais para uma vida em cidadania. No entanto a minha opinião está limitada porque sou apenas um poste telefónico."
" - Não creio que possa responder devidamente à sua questão, pois ainda não sei falar."
" - Tens mortalhas?"
Bem, depois de saber a opinião dos professores do curso que frequento (acima mencionadas), decidi perguntar a alguns alunos, os que ainda não estavam senis... tão pouquinhos que eles são...
" - Arggghh... tira, larga-me, larga-me, não me vão apanhar vivo, as sardinhas vão dominar o mundo.....aaahhhhh (neste momento, o jovem entrevistado atirou-se da janela abaixo, foi pena, ficou a dever-me 2€...)"
" - Exames? O quê? Mais exames? Secundário? Que secundário? Eu não tenho essa cadeira, pois não, quando é que é o exame? Eu não estudei nada... e agora? (Nesta altura, pela primeira vez decidi fazer alguma coisa de cívico e expliquei-lhe o que queria dizer... ) - Ahhh, esses exames... pois, acho bem, eles têm de sofrer!!! HAHAHAHA.... riso maquiavélico..."
" - Eu sou uma toupeira."
" - Os exames, sejam no secundário ou no ensino superior, têm uma coisa interessante... eu ainda não descobri, mas acho que deve ter."
" - Eu acho que essa palhaçada dos exames é tudo uma fachada do sistema capitalista neo-fascizóide que quer atirar areia para os olhos do proletariado para ocultar os "Bushismos" do Século XXI. Queres um exemplo? ( Não.) Então eu digo: Olha o Afeganistão: O comércio lá não anda para a frente porque os bombistas-suicidas teimam em comprar fiado e depois não pagam... pois é, ninguém se lembra dos comerciantes, dos vendedores de bombas... enfim, se esta ideia passa para Portugal, isto vai ser um "estouro"..."
" - Los examens son crrruuciaix parra o desenvolvimiento de los aluños del Secudarr... (aluno de Erasmus...). Gostarr mucho de Isabel Figueira, she is buona como el corn..."
"Ox exms som fixx, pk o ppl fax xenaxxx altmnte e kdo kopia juntos tiramoss ax mmax notxx...( nesta altura agredi com o meu vigoroso, portentoso e não-baptizado martelo a entrevistada, porque simplesmente abomino o SMS'ês)
" - Deixa-me em paz, vai-te lá embora!"
E muitos mais, que não tenho paciência para estar a pôr aqui....
O que é que isto me permitiu concluir? 2 coisas... ou se calhar não:
1 - Não tenho jeito para fazer entrevistas.
2 - O absinto não deve ser bebido durante as entrevistas.
... mas mais importante que isto:
OS EXAMES FAZEM MAL. A ÚNICA COISA BOA DOS EXAMES É O FIM. Quando é que as pessoas se vão aperceber disso? Os exames, não os dos secundário mas os do Ensino Superior são claramente uma invenção d' Eles (pois é, pensavam que me tinha esquecido d'Eles...) para controlarem toda a população estudantil, futura força de trabalho portuguesa.
- Altura de conselhos sábios do Post -
Jovem, se já aguentaste esta quantidade obscena de disparates, escuta com atenção: Já está? Agora deixa-te de ser parvo e lê o que vai ser escrito a seguir:
- Diz não ao exame em segunda mão. Se algum professor estranho te abordar numa sala de aula e te entregar para as mãos o dito "exame", olha-o nos olhos e diz: Não me corromperás, concubino do demónio! Vade retro!! (Nesta altura atirem-lhe para a cara um frasco de baba dos camelos - albinos, claro - que têm a mania que são babuínos do Senegal - , vão ver que eles se derretem e revelam a sua natureza abissal...)
Juntos desmancharemos esta calamidade pública...
... ou provavelmente não, mas seria engraçado tentar.
Se alguém tentar diga qualquer coisa na zona indicada para o efeito, pode ser?