sexta-feira, julho 15, 2005

Dia 10 - Ou não...

O sistema educacional português tem algumas coisas que só fazem sentido em países como o Burundi, ou até mesmo a conhecidíssima província de Aktyubinsk, no Cazaquistão, onde a auto-flagelação, seguida por uma sessão continuada de escuta dos grandes êxitos de Clemente, acabando com um salto de fé abaixo de uma ravina de 40 metros de altura, que termina num lago de 1,35 m de profundidade povoado por piranhas famintas, ainda é considerada uma ideia do tipo "hey, porque não?"
Hoje deu-me para sair à rua e questionar as pessoas que lá passam, esse amontoado heterógeneo de experiências, vivências, sonhos, desejos....... - preencher o espaço seguinte com o género de coisas lamechas com os quais algum escritor "pop" venderia mais 2 ou 3 livros, suficientes para comprar mais duas ou três vivendas no Gabão - ... continuando, saí à rua e armei-me em repórter, comecei a perguntar às pessoas o que é que achavam desta coisa dos exames do Secundário, e obtive resultados interessantes, no mínimo. Cá vai:
" - Eu acho que os exames fazem tanto sentido como o capachinho do Marante. "
" - Eu considero a existência de avaliações por forma de um exame escrito aos alunos que frequentam o secundário como sendo vitais para a formação de uma sociedade estável, pois considero a cultura e educação como pilares essenciais para uma vida em cidadania. No entanto a minha opinião está limitada porque sou apenas um poste telefónico."
" - Não creio que possa responder devidamente à sua questão, pois ainda não sei falar."
" - Tens mortalhas?"
Bem, depois de saber a opinião dos professores do curso que frequento (acima mencionadas), decidi perguntar a alguns alunos, os que ainda não estavam senis... tão pouquinhos que eles são...
" - Arggghh... tira, larga-me, larga-me, não me vão apanhar vivo, as sardinhas vão dominar o mundo.....aaahhhhh (neste momento, o jovem entrevistado atirou-se da janela abaixo, foi pena, ficou a dever-me 2€...)"
" - Exames? O quê? Mais exames? Secundário? Que secundário? Eu não tenho essa cadeira, pois não, quando é que é o exame? Eu não estudei nada... e agora? (Nesta altura, pela primeira vez decidi fazer alguma coisa de cívico e expliquei-lhe o que queria dizer... ) - Ahhh, esses exames... pois, acho bem, eles têm de sofrer!!! HAHAHAHA.... riso maquiavélico..."
" - Eu sou uma toupeira."
" - Os exames, sejam no secundário ou no ensino superior, têm uma coisa interessante... eu ainda não descobri, mas acho que deve ter."
" - Eu acho que essa palhaçada dos exames é tudo uma fachada do sistema capitalista neo-fascizóide que quer atirar areia para os olhos do proletariado para ocultar os "Bushismos" do Século XXI. Queres um exemplo? ( Não.) Então eu digo: Olha o Afeganistão: O comércio lá não anda para a frente porque os bombistas-suicidas teimam em comprar fiado e depois não pagam... pois é, ninguém se lembra dos comerciantes, dos vendedores de bombas... enfim, se esta ideia passa para Portugal, isto vai ser um "estouro"..."
" - Los examens son crrruuciaix parra o desenvolvimiento de los aluños del Secudarr... (aluno de Erasmus...). Gostarr mucho de Isabel Figueira, she is buona como el corn..."
"Ox exms som fixx, pk o ppl fax xenaxxx altmnte e kdo kopia juntos tiramoss ax mmax notxx...( nesta altura agredi com o meu vigoroso, portentoso e não-baptizado martelo a entrevistada, porque simplesmente abomino o SMS'ês)
" - Deixa-me em paz, vai-te lá embora!"

E muitos mais, que não tenho paciência para estar a pôr aqui....
O que é que isto me permitiu concluir? 2 coisas... ou se calhar não:
1 - Não tenho jeito para fazer entrevistas.
2 - O absinto não deve ser bebido durante as entrevistas.

... mas mais importante que isto:
OS EXAMES FAZEM MAL. A ÚNICA COISA BOA DOS EXAMES É O FIM. Quando é que as pessoas se vão aperceber disso? Os exames, não os dos secundário mas os do Ensino Superior são claramente uma invenção d' Eles (pois é, pensavam que me tinha esquecido d'Eles...) para controlarem toda a população estudantil, futura força de trabalho portuguesa.

- Altura de conselhos sábios do Post -
Jovem, se já aguentaste esta quantidade obscena de disparates, escuta com atenção: Já está? Agora deixa-te de ser parvo e lê o que vai ser escrito a seguir:
- Diz não ao exame em segunda mão. Se algum professor estranho te abordar numa sala de aula e te entregar para as mãos o dito "exame", olha-o nos olhos e diz: Não me corromperás, concubino do demónio! Vade retro!! (Nesta altura atirem-lhe para a cara um frasco de baba dos camelos - albinos, claro - que têm a mania que são babuínos do Senegal - , vão ver que eles se derretem e revelam a sua natureza abissal...)
Juntos desmancharemos esta calamidade pública...


... ou provavelmente não, mas seria engraçado tentar.
Se alguém tentar diga qualquer coisa na zona indicada para o efeito, pode ser?

5 comentários:

B disse...

Eu tentei desmascarar alguns dos meus professores... quer dizer, ex-professores. No entanto foi extramamente difícil arranjar a baba de camelos albinos e posso dizer que no meu caso eles não se revelaram. Eu acho que ELES leram este post antes de eu tentar e arranjaram uma maneira de se protegerem porque reparei na aflição com que os professores me expulsaram da sala enquanto o resto dos alunos permaneciam hipnotizados com os exames do Demo (atenção que Demo aqui significa demónio e não demonstração). Esta aflição de me expulsar tem de certeza a ver com a protecção demorar apenas alguns minutos.
Venho aqui pedir que os meus colegas da Faculdade do Burundi que investiguem esta nova protecção desenvolvida por ELES assim como estudaram as "pombas".

PS: É verdade, acho que não vou poder tirar jamais nenhum curso em Portugal. Tenham Cuidado!

aldasilva disse...

Eu diria mais! Fazem mal à saúde e não deviam ser permitidos pelo Ministério da Justiça!
Sim, porque o Governo está a conspirar contra os alunos! :D

Eu disse...

- "Tens mortalhas?"

Esta só pode ser do J***e M*****o.

Nota: Não escrevi integralmente o nome da "pessoa" em causa porque sei k ele vê tudo e está em toda a parte. Ele faz parte da seita "d'eles". Cuidado...

Anónimo disse...

Simplesmente fantástico!!e a verdade é que os exames até tempo nos retiram para ler estes textos fantásticos que o nosso João publica!!um dia ainda vou dizer a muito boa gente que tive o prazer de te conhecer;)
é verdade, em quem pensavas tu quando deste essas tuas respostas para as entrevistas?a mim parece-me que essas pessoas são bem reais;)
espero que tejas bem...já to com saudaditas..bjinho gande;)

Anónimo disse...

o teu blog esta excelente! tens algumas das teorias mais supreendentes e preocupantes da blogosfera (odeio esta palavra, e realmente ESTUPIDA, por isso uso-a muitas vezes), continua a revelar-nos as manobras d'Eles que fiquei intrigada.
ja agora, podias baptizar o teu martelo de 'Martelo' e com esse acontecimento dares uma grande festa ao estilo do Nel Monteiro num dos restaurantes de beira de estrada próximos do Grijó Outlet. só uma sugestão...

cumprimentos cordiais,
Persefone (blogger)