terça-feira, fevereiro 07, 2006

Dia 23 - Os escutas

É verdade, mais um dia que passou, menos um dia que falta para passar o próximo.
Hoje não tenho assim grande vontade de escrever, mas existem alturas em que a nossa vontade é esmagada por factos que nos obrigam a agir sem qualquer tempo para pensar, e os disparates falam mais alto que a razão e não sei quê que nos obriga a escrevermos e... já chega, vou calar-me.

Mas bem, como eu ia a dizer, há alturas em que damos por nós em frente a uma roullote de cachorros e as questões existencialistas mais profundas nos atingem de uma forma que nos obrigam a pensar e repensar sobre a nossa vida, ou se simplesmente queremos só mostarda ou só kechup no nosso cachorro.

Ora bem, há pouco tempo estava numa dessas situações e um daqueles enigmas que existem na sociedade, mas que ninguém fala dele, ocorreu-me à mente. Cá vai:

Escuteiros.

O que é que eu posso dizer sobre os escuteiros?

Os escuteiros intrigam-me. Não é por causa dos chapéuzinhos, nem por causa daquela roupinha que usam (bem, se calhar, é em parte), mas o que realmente me põe a pensar é aquele olhar deles... já repararam? Parece que tomaram uma quantidade de narcóticos que os pôs a ver elefantes roxos nas paredes e zebras daltónicas a jogarem xadrez com pinguins. ("Mas como é que consegues distinguir uma zebra daltónica de uma zebra normal?" - perguntam vocês. É fácil, é a zebra que não sabe com que peças jogar.)

Geralmente, a primeira imagem que temos dos escuteiros é a que nos é dada pelos filmes e/ou séries que vêm dos EUA, geralmente há sempre uma cena em que tocam à porta da casa dos subúrbios da "típica" família americana, e lá vemos a escuteirinha, de olhar inocente, a vender aquelas caixinhas das "típicas" bolachas americanas.
E um tipo começa então a pensar:
"Oh pá, é mesmo isto que eu gostava que me acontecesse. Já viste o olhar da míuda? A América é mesmo fixe, a América é 'daqui' (neste momento o indivíduo leva o indicador e polegar direitos à orelha)
Ao que outro indivíduo, presente no mesmo espaço do 1º indivíduo diz:
" - Olha, já paravas de fazer figurinhas parvas em frente à televisão e mudavas para o Canal Parlamento, não?"


Mas prosseguindo, isto dos Escuteiros tem mais que se lhe diga:
Eles até aprendem umas coisas catitas, tipo a fazer nós, construir tendas de palha, ajudar pensionistas a atravessar a rua sem ter a tentação de lhes roubar a bengala e os empurrar para debaixo de um camião TIR, e a conseguir andar no meio do mato de calções sem darem cabo das pernas (ora isso é que eu não me importava de saber).

Mas agora a sério, calções para ir para o mato? Camisinhas de manga curta? O que é que vocês andam a fumar?

E qual é a ideia dos pompons nas meias?
Eu tenho amigos meus que ou são ou já foram escuteiros, e eles dizem que "é muito bonito ser escuteiro, porque andamos lá pelo mato, e vamos fazer campismo para sítios muito bonitos e não sei quê, e há dias em que nos sentamos à volta da fogueira e cantamos o "Kumbaya" até serem, sei lá, 10 da noite! Vê lá tu a maluqueira, hã?!"
Pois, mas quando eu lhes pergunto sobre os pompons, eles dizem: "Ah e tal, isso dos pompons é uma cena de... bem, é tipo... coiso, porque... olha, eu acho que me estão a chamar ali..." e depois regam-se com gasolina e atiram-se da janela abaixo, só para disfarçar.

Mas ao que parece os escuteiros lusos também se saem com iniciativas de cariz solidário, e louvo-os por isso, mas era mesmo necessário fazerem aqueles calendários e porta-chaves? A sério, vejam lá isso... uma massagenzita, vá lá, ou até mesmo um número de malabarismo, isso até é giro... pensem nisso, vá lá.


Eu sei... foi fraquinho....

Bem, vou voltar para a cama.

Tenham medo. Tenham muito medo.

8 comentários:

Anónimo disse...

pah tu nao vais acreditar!!!!!!!!!!!!!!
TINHA ESCRITO IMENSO SOBRE ISTO E PERDI TUDO TUDO TUDO PK SOU ESTUPIDA!!!AGR TOU ENERVADA NAO VOU ESCREVER OUTRA VEZ GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR amnha comento bjs sorry

Anónimo disse...

óh tu!
ketchup ou mostarda?
e maionese, não??
seu desnaturado, andas a por de parte a maionese... a vingança cairá sobre ti.
:P
beijito*

Anónimo disse...

ahahhah a parte da zebra daltónica fez-m rir imenso!!! looool a sério... tu inventas cada uma... :)

B disse...

Para mim era com mostarda e ketchup se faz o favor! (a avestruz deu uma olhadela neste mas lá se decidiu ir embora HEHEHEHEH )

Anónimo disse...

eu tb te convido... (tenho k convidar 5 bloguistas... sem ti n há num suficiente :P)

"Cada bloguista participante tem de elencar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."

B disse...

Olha lá... é só para dizer que a teoria da zebra daltónica está errada, já que os daltónicos vêm a preto e branco, por isso, mesmo sendo daltónica saberia com que peças jogar (a n ser q fossem amarelas e verdes por exemplo):p

Anónimo disse...

so kem la anda é k sabe...é o k eu vos digo..voces nao percebem nada poem se paki a divagar sobre escuteiros!!!!lol façam antes um estudo sobre ou intao nao façam..lol é k nem assim iriam perceber...é calçoezinhos no mato....ha kem ande de fato preto kente,com uma coisa enrolada ao pescoço ainda mais kente em pleno setembro fim d verao sabe se la pk....lol ;) e nao ha nada k tnha mais historia do k essas camisas k voces gozam tanto!
e um ORGULHO poder usar uma.é um orgulho sentir um lenço ao peito.é um orgulho ser escuteira por dentro e por fora e é um orgulho andar de pompons nas meias ate ao joelho (pa n ter d se fazer depilaçao tds os meses lolol).É um ORGULHO.:D ah!e a proposito!para os mais leigos na materia....chamam se JARRETEIRAS e nao pompons e NÓS NAO CANTAMOS O CUMBAYAAAA!!!!voces nao conhecem escuteiros!só pode...ha muito mais numa musica escutista do q em mta musica k circula pai..ha mt mais num coraçao escuteiro do k em mts outros.a verdadeira alma aprende se nos escutas.a verdadeira pureza do sentir e do amar.a verdadeira espontaneidade,a verdadeira amizade,a verdadeira solidariedade.e por mais que procurem nunca encontrarao outro lugar onde haja tanta uniao de espírito,tanto sorriso e tanta bondade para dar.nao ha nada k me faça sentir mais completa do que ser escuteira,nada é mais intenso,nada é mais gratificante.sim,ajudamos velhinhas atravessar a estrada.mas fazemos mt mais do k isso.sim passamos dias em lares d idosos e lavamos velhinhas.sim doentes.sim xatas.sim carentes.mal xeirosas.nao tenho vergonha.nao ha nada k enxa mais o peito do k sentir k fizemos verdadeiramente algo por alguem..nao um faz d conta que fiz.algo a serio.fui la e fiz.AJUDEI.DEI DE MIM a kem precisa.isso é verdadeiramente solidariedade.mas o mais bonito de ser escuteira..é fazer tudo isso e muito mais em uniao,no grupo ideal,sabendo k todos estao a sentir o mesmo e se olhar em volta,em cada escuteiro k vir,vou ver um sorriso porque o escuta é assim:"TEM SEMPRE BOA DISPOSIÇAO DE ESPÍRITO" mesmo quando tudo corre mal ou parece correr mal.porque o escuta ainda faz outra coisa:VE SEMPRE O LADO MELHOR DAS COISAS E NUNCA O PIOR. e é por isso k eu vivo num mundo cor d rosa k alguns teimam em pintar d preto mas nao conseguem. porque eu vou ver sempre o bom da mnha vida.e tentar mostrar aos outros o bom da deles.joao,se algum dia nao vires o teu lado bom da vida eu ajudo te.porque o dever do escuta é tambem:
DEIXAR O MUNDO SEMPRE UM POUCO MELHOR DO QUE O ENCONTRASTES. e eu nao encontro frase mais bonita do k esta por mais k procure.
nao ha nda mais imprtant a fazer do k isto:esta é a nossa missao no mundo.
ah
e so pa acabar:
nos nao vamos sempre po mato c calçoezinhos,pk nao andamos sempre d uniforme.lol so em cerimonias e em situaçoes cm o inicio d um acampamento e em actividades na nossa sede.num RAID no meio do mato andamos com roupinha normal,pratica mas sempre com o nosso identificavel LENÇO ao peito.alias eu ando sempre.tds os dias,saio de casa e sinto o arder no pescoço (faz calor no verao é vrdad)pk kem é escuta uma vez é pra sempre e pk ser escuteiro é se lo todos os dias.nao so ao sabado nao so nos acampamentos ou nas missas(sim nos vamos a missa kal o problema?sou catolica voces nao??):escuteiro é escuteiro sempre todos os dias.em tudo o k faz.
ser escuteiro é ser feliz.
é sentimento (isto dizt algma coisa??)
por isso k os escuteiros estao sempre em primeiro lugar.preenchem.

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR

(eu dixe k ia xegar um comment...lol hj lembrei me)

Anónimo disse...

duda tás lá...
Ser escuteiro é algo que é dificil explicar por palavras... é um turbilhão de Sentimentos orientados num só ideal: "DEIXAR O MUNDO SEMPRE UM POUCO MELHOR DO QUE O ENCONTRASTES"

De qualquer modo João, fartei-me de rir, pois achei imensa piada à tua visão d' "Os Escutas"...