sábado, dezembro 16, 2006

Dia 34 - P0rquê?

Eu gosto do número 34. Já calcei o 34 quando era pequeno, mas hoje já não o calço, porque, embora o "4" seja confortável o "3" custa um bocadinho a colocar. Hoje em dia já não me dou assim tanto com o 34, porque o 34 não parece gostar de mim. Hoje em dia, sou um tipo que reconhece o valor das percentagens e das fracções.
Extremamente importante parece ser a importância (já conheceram alguma importância extremamente importante? - pois é, aqui é sempre a inovar) e o consequente medo que as pessoas atribuem aos números. Vemo-lo em todo o lado: Noticiários - "Mais de 5.000 pessoas estiveram ontem presentes numa manifestação contra a legalização da polpa de tomate"; Sondagens - "27% dos inquiridos revelaram que não consideram um pontapé nos dentes uma prova de afecto"; frases de engate: "Olá, tudo bem? És 93, 96 ou 91? E tens hi5?" ; Contas, Pesos (na Europa, Euros) e Medidas - "_________________________ igual a 27, 33 e 1,75m (inserir um exemplo qualquer, só estava à procura de uma desculpa para escrever no blog esta expressão no plural) .".
E ainda por cima nos dizem que o pessoal não gosta de Matemática. Eu não compreendo muito bem o porquê, dá-se tanto valor aos números. Se não gostássemos verdadeiramente da "Ciência dos Números" não usaríamos expressões como "Find strength in numbers" ou "Não se conhece um homem sábio pelo seu tamanho das calças (antigo provérbio hindu)", e outras que tais, tão desconhecidas por mim, mas tão famosas na opinião de alguém.
E ainda por cima existem programas televisivos e filmes que que vão buscar o seu nome a... pronto, vocês sabem, não vale a pena repetir... "24", "Numb3rs", "Se7en", "Friday the 13th", "Ocean's Eleven" ( e "Twelve", mas não conto as sequelas), "60 Seconds" "Branca de Neve e os Sete Anões" (não perguntem, fui obrigado a escrever este), são alguns dos muitos exemplos.

"E 'Oh tu!', já te calavas não? E já agora, o que pensas tu sobre os números?"

Sobre os números, não tenho muito a dizer, já me disseram uma vez que quando abro a boca, existem 79% de probabilidades que vá dizer algo de disparatado, na minha opinião puramente verdadeiro, por isso vou escrever... e pouco.

Nunca percebi muito bem porque é que as pessoas sentem a necessidade de quantificar tudo: "Estamos juntos há 4 anos", "Queria uma dose de "7", com Arroz Chau-chau e três "25", sem pimentos, 'faxabôr'. ", "Apanhei o "63" às 8h30 d ontem, e depois de 15 paragens, descobri que estava do lado oposto ao sítio onde queria ir". PORQUÊ?
E por favor, expliquem-me porque é que o Génio dá sempre a porcaria dos 3 desejos. Ele não podia simplesmente virar-se para o puto de chinelos esquisitos (leia-se "Aladino") e dizer-lhe:
- "Ok, puto, embora tenhas um ar estranho e umas cenas estranhas nos pés, por me teres libertado da chaleira, eu vou deixar-te pedir o que quiseres. Qualquer coisa, eu concedo-te. Quando estiver cansado, não concedo mais nada."
E porque não ser o "Ali Babá e os amigos ladrões"? Assim, se faltasse algum não precisavam de mudar o nome.

E porque não "Branca de Neve e os tipos verticalmente desafiados?"

E já agora, qual é o problema de baptizar um livro com o nome de "Uma catrefada de noites"? Acham que "1001 noites" vende melhor? Quem foi o génio que se deu ao trabalho de as contar?"

O título "Uma distância absurdamente grande debaixo de água" teria, a meu ver, muito mais impacto do que "20.000 léguas Submarinas", mas pronto, o agente do Sr. Júlio Verne lá teria a sua estratégia... eu nem me vou atrever a comentar "A Volta ao Mundo em 80 dias"... mas "2 meses e tal à volta do Globo" acho que diz tudo.

Não era muito mais simples?

Não sei...


Tenham medo. Muito medo.

4 comentários:

jamila disse...

apesar de 79% de disparates que dizes por dia... apesar de achar que fizeram um arredondamento por defeito...sem qualquer nexo... fazem-nos pensar: " porque ainda continuamos a ouvir-te ou a ler o teu blog???"

porque apesar de não terem muito nexo, são a realidade...

e porque nos faz bem ao espirito sorrir ao ler os teus posts...*** :P

Anónimo disse...

tenham medo?!? Medo tenho eu de cada vez que clico no link que conduz ao teu blog... LOol :)

Anónimo disse...

Eh pá... acho que "Uma catrefada de noites!" e "Uma distância absurdamente grande debaixo de água" são títulos muito mais chamativos que os existentes.(é tudo uma questão de marketing)
Os 79% aplica-se quando abres a boca e quando escreves :p

PS: Gostaria de ver aqui analisada a essência dos "jantares de natal", não os de dia 24 (mas também pode ser), que se fazem com o grupo da faculdade, grupo do futebol, grupo dos copos, grupo das coisas e por aí fora...

Anónimo disse...

Não tinhas dito que ias escrever um post sobre algo? já não me lembro de que era mas tinha interesse...

Que grande imaginação ...alguém te devia pagar por isto pah...quem sabe as produções fictícias?

abraço